norma


Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) Norma Cetesb P4261


O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) Norma Cetesb P4261 tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de acidentes ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores, bem como a segurança da população e o meio ambiente.

Assim, para a sua efetividade, o PGR Norma Cetesb P4261 deverá ser estruturado contemplando todas as ações necessárias para a prevenção de acidentes ambientais, bem como para a minimização de eventuais impactos caso ocorram situações anormais.

Internacionalmente, o termo gerenciamento de riscos é utilizado para caracterizar o processo de identificação, avaliação e controle de riscos, assim, de modo geral, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) Norma Cetesb P4261 pode ser definido como sendo a formulação e a implantação de medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, que têm por objetivo prevenir, reduzir e controlar os riscos, bem como manter uma instalação operando dentro de padrões de segurança considerados toleráveis ao longo de sua vida útil.

Considerando que o risco é uma função da frequência de ocorrência dos possíveis acidentes e dos danos (consequências) gerados por esses eventos indesejados, a redução dos riscos numa instalação ou atividade perigosa pode ser conseguida por meio da implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) Norma Cetesb P4261 com medidas que visem tanto reduzir as frequências de ocorrência dos acidentes (ações preventivas), como as suas respectivas consequências (ações de proteção).

A VALOR HSE possui especialidade e conhecimento prático Conforme Norma Cetesb P4261

A empresa Valor HSE é especializada em proporcionar resultados excepcionais em serviços de P4261 para clientes de diferentes segmentos do mercado nacional, sempre com o mesmo objetivo, oferecer alta qualidade, dedicação total e soluções inteligentes com preço justo em P4261.

Possui análise qualitativa e quantitativa de riscos, gerando experiência além da conformidade, mas com ampliação do conhecimento em gestão de riscos maiores através da segurança do processo e integridade e confiabilidade dos sistemas.

Para análise qualitativa utilizamos metodologias através da matriz de aceitabilidade de riscos e quantitativo temos a licença em utilização do software PhastRisk Nesta etapa, partindo-se da identificação e definição dos cenários, será utilizado o Programa Phast (Process Hazard Analysis Software Tools), desenvolvido pela DNV, que tem como base modelos de cálculo utilizados internacionalmente. Este programa foi lançado em 1991, contando atualmente com uma base de centenas de usuários em diferentes partes do mundo.

O Phast vem sendo adotado pela maioria das companhias internacionais e governos como uma ferramenta de suporte para tomada de decisão nos assuntos de risco industrial e segurança das comunidades vizinhas a instalações industriais.

Os resultados das avaliações irão servir de base para tomada de decisão com relação a ações futuras, como por exemplo, modificação de rotas de fuga e o redimensionamento do Plano de Ação de Emergências (PAE).

Como podemos te ajudar?

Entrar em contato
whatsapp