Moderador da Palestra “Os Desafios do E-social”

Andre

Moderador do Palestra “Os Desafios do E-social” realizada no Sinproquim – Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos.

Tivemos uma planejamento de 5 meses para organização dos temas, local e convite aos palestrantes, mas o resultado foi satisfatório, pois elaboramos um conteúdo programático entre teoria e a prática.

Na parte da manhã o palestrante foi o Sr. Eduardo, Gerente de Segurança Industrial no grupo Usiminas, que detalhou todos os desafios da implantação do E-social na prática, uma vez que faz parte do grupo de empresas inseridas no ambiente de produção. Os participantes tiveram 80 minutos de perguntas diretas ao palestrante, o que abrilhantou ainda mais o evento.

No período da tarde, tivemos a presença diretamente de Brasília o Sr. Orion, ele que é Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, responsável pela parte dos eventos de saúde e segurança ocupacional no E-social. Os participantes fizeram pertinentes considerações e sugestões, no qual o Orion levou a Brasília para uma melhor análise.

Destaco um ponto, que comentei diretamente, referente a CAT –Comunicação de Acidente de Trabalho, onde não existia campo para inserir a informação como Parcial. Esse é um importante ponto, principalmente para as Empresas que possuem trabalhadores externos ou com motocicletas, tendo vista que muitas das vezes ocorre politrauma durante o aciente, com o diagnóstico correto, podendo demorar 48 horas, ultrapassando o tempo obrigatório. Algo melhorou, pois atualmente existe o campo de reabertura, não duplicando a informação primária. Mas é importante que todos nós, prevencionistas, tenhamos essa oportunidade em estar conversando diretamente com os escritores normativos, antecipando as possíveis sanções que uma determinada exigência, na prática seja inviável.

Tivemos a presença de 120 participantes, representantes das maiores indústrias químicas no cenário mundial, entre elas:

Braskem, Dupont, kemira, wacker, adityabirla, cmocbrasil, airproducts, opersan, adityabirla, valefert, chemours, cabotcorp, yara, elekeiroz, umicore, linde, arlanxeo, lanxess, opersan, 3m, givaudan, exxonmobil, uniparcarbocloro, nitroquimica, solenis, clariant, solvay, oxiteno, basf, kurita, Bayer.