NR33

Curso de NR 6

Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Apresentação

O Curso de NR 6 - Equipamento de Proteção Individual (EPI) é voltado tanto para trabalhadores quanto para organizações de diversas áreas.

Os EPIs não evitam a ocorrência de acidentes, mas caso estes aconteçam, minimizam sua ação, evitando lesões, por exemplo. Neste conteúdos vamos entender que o uso do EPI é fundamental para o cuidado com a vida e saúde de todos os trabalhadores. Esses equipamentos são os responsáveis pela garantia da qualidade do trabalho produzido por uma empresa, por isso, ao ser empregado e utilizado de forma correta, todos têm a ganhar. O Curso de NR 6 - Equipamento de Proteção Individual (EPI) tem o objetivo de apresentar os diferentes tipos de equipamentos de proteção individual; esclarecer as diferentes aplicações e uso dos EPIs; demonstrar direitos e deveres de empregador e trabalhadores em relação aos EPIs; apresentar as formas de cuidados e conservação.

Duração

O Curso de NR 6 - Equipamento de Proteção Individual (EPI), possui uma carga horária de 4 horas.


A norma NR 6* do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), regulamenta as atribuições legais do fornecimento dos EPI´s pelo empregador ao trabalhador e também especifica quais são os equipamentos obrigatórios nas atividades insalubres. Tudo isso visa garantir a saúde dos profissionais, evitando o absenteísmo. Além disso, as empresas devem buscar cada vez mais diminuir a exposição de seus funcionários aos ruídos de elevada intensidade, bem como a correta utilização de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Este curso foi elaborado seguindo a base estrutural da própria norma NR 6, uma vez que ela é auto-didática; pois explica em detalhes as responsabilidades de cada parte, seja ela do fabricante, ou do empregador, ou do trabalhador. É explicado também em detalhes a utilização e importância de cada EPI, inclusive com vídeos demonstrando seu uso correto.

Com o seguinte conteúdo programático:

Introdução
O que é o Equipamento de Proteção Individual?
Responsabilidades do Empregador
Responsabilidades do Trabalhador
Responsabilidades dos Fabricantes e Importadores
Da Competência do Ministério do Trabalho e Emprego/MTE
Riscos por Não Usar os EPI´s
Certificação de Aprovação – CA
A - EPI Para Proteção da Cabeça
B - EPI Para Proteção dos Olhos e Face
C - EPI Para Proteção Auditiva
D - EPI Para Proteção Respiratória
E - EPI Para Proteção de Tronco
F - EPI Para Proteção dos Membros Superiores
G - EPI Para Proteção dos Membros Inferiores
H - EPI Para Proteção do Corpo Inteiro
I - EPI Para Proteção Contra Quedas Com Diferença de Nível
Vídeos Explicativos do Uso Correto dos EPI´s
Ficha de Controle do EPI


Para mais informações, preencha os dados abaixo.